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Como aumentar as vendas utilizando um CRM

March 8, 2017

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Como aumentar as vendas utilizando um CRM

March 8, 2017

Você já deve ter ouvido a frase “Quem não se comunica se trumbica!”. É interessante perceber como esta frase eternizada pelo Chacrinha se aplica ao nosso dia-a-dia, porém, no mundo corporativo, não basta apenas se comunicar, é preciso realizar contatos com eficiência e de forma organizada. Pois, esta ação pode ser fundamental para buscar novos clientes, reter os clientes que estão comprando ou recuperar clientes que deixaram de comprar.

 

A grande armadilha para as empresas em trabalhos deste tipo é a dependência da organização individual na operação das tarefas do dia a dia. Esta atitude pode levar à criação e manutenção de registros em agendas pessoais, e-mails e planilhas, as quais, não são ferramentas adequadas, pois, com o passar do tempo são difíceis de administrar e dificultam a avaliação dos resultados, além, de contribuir para transformar o ambiente num caos quando algo não sai como o esperado.

Imagina, quando uma pessoa da equipe falta ou é desligado, como saber das informações ou os retornos planejados por este colaborador? Ou ainda, imagine se agenda é extraviada ou se a planilha não é localizada, qual o trabalho que esta empresa terá para continuar com estes relacionamentos? Isto sem falar no custo da perda de informações nestas situações de exemplo.

 

Para se diferenciar e evitar estas armadilhas, estão disponibilizadas abaixo 5 dicas de ações simples, que foram baseadas no conhecimento obtido através do uso em empresas de diferentes tamanhos e que podem ser úteis para melhorar o desempenho das relações entre empresa e clientes:

 

Dica 1

Conforme as experiências tem mostrado, para que uma empresa possa alcançar os objetivos estabelecidos, é fundamental que seja dado importância para a relação com o seu cliente. Para isto, é necessário que seja realizado um trabalho especializado através de um sistema de CRM (Customer Relationship Management – Gestão do Relacionamento com o Cliente) durante todo o ciclo de relacionamento com o cliente.

 

Dica 2

Todo trabalho de relacionamento com o cliente deve ter objetivo, planejamento, ação e mensuração. Isto ajudará a aumentar a produtividade e facilitará a gestão das ações de relacionamento.

 

Dica 3

Para cada trabalho defina claramente seu publico alvo e como pretende atingi-lo. Pois saber quem, quantos e quais canais de interação serão utilizados, é fundamental para determinação do ciclo de contato e o período necessário para o trabalho.

 

Dica 4

Procure automatizar os trabalhos e evite trabalhos manuais ou a dependência de outros departamentos durante a interação com o cliente. Uma vez determinado os 3 Qs do relacionamento (Quem, Quantos e Quais canais de interação) o sistema de CRM poderá auxiliar na segmentação automática de público alvo utilizando os critérios escolhidos.

Desta forma, será possível por exemplo:

-- Montar agendas e listas de contatos automáticas (ex.: Clientes que compram determinados produtos, Clientes sem compra num determinado período, Clientes com títulos em atraso, entre outros).

-- Promover a interação através de mailing eletrônico programado.

-- Lembrar dos agendamentos ou reagendamentos.

-- Facilitar o trabalho colaborativo através de mecanismos de alerta.

-- Capturar contatos no Site com um formulário Online e integrado ao CRM.

 

Dica 5

O CRM deve reunir todos os seus contatos (Suspects, Prospects e Clientes) em um mesmo banco de dados. Desta forma os contatos de uma feira, de um seminário ou até mesmo de um mailing adquirido não ficarão esquecidos em planilhas.

Talvez não seja possível implementar todas estas ações de uma só vez na sua empresa, mas é necessário procurar identificar quais são as prioridades iniciais e dar o primeiro passo. Pois para que se possa colher bons frutos no processo de relacionamento com os clientes, é necessário semear uma boa Gestão sobre os Contatos que estão sendo realizados.

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